Portal de Conferências da IMED, IX Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e VIII Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação da IMED 2015

Tamanho da fonte: 
Avaliação do comportamento mecânico, térmico e acústico de bloco de concreto celular como tema gerador para Ensino de Matemática e Ciências no Ensino Médio
Marina Paula Secco, Barbara Ribeiro, Caroline tiecher, Rodrigo de Almeida Silva

Última alteração: 2015-12-01

Resumo


O Bloco de Concreto Celular (BCC) vem sendo muito utilizado na construção civil como bloco de vedação por apresentar ótimo isolamento termo acústico, além de serem considerados ambientalmente menos impactantes.  Esse tipo de concreto leve pode ser obtido pela formação das bolhas dentro da pasta, esta formação se dá por uma reação química ou por adição de espuma através de  um agente espumígeno. Este trabalho teve por objetivo avaliar os Blocos de Concreto Celulares Espumígenos (BCCE) obtidos pela introdução de bolhas de ar em sua massa devido a um agente espumante. O principal objetivo da pesquisa realizada é aprimorar os conhecimentos adquiridos pelos alunos do Ensino Médio, integrantes do projeto, através do estudo do BCCE produzido em uma empresa local visando, além do desenvolvimento do espírito científico nos alunos, a obtenção de blocos mais resistentes.  A pesquisa foi constituída de análises de resultados experimentais obtidos em laboratório, bem como de ensaios industriais.  Os mesmos demonstraram que a relação de água/cimento com valor de 0,8 mostrou-se mais adequada atingindo resistências a compressão na ordem de 2,14 MPa. Para além do observado experimentalmente ressalta-se que o escopo do projeto baseava-se na atividade de pesquisa aplicada no Ensino Médio com objetivo de fomentar a pesquisa no Ensino Médio Politécnico. O envolvimento dos alunos bolsistas de Iniciação Científica Júnior conduziu para que 80% dos alunos integrantes que concluíram o Ensino Médio ingressassem no Ensino Superior nas áreas de Ciência e Tecnologia, apresentando aptidão no campo da pesquisa científica e nas disciplinas de Matemática, Física e Química.


Palavras-chave


Concreto Leve. Concreto Celular, Incorporação de ar no Concreto

Texto completo: PPT