Portal de Conferências da IMED, IX Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e VIII Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação da IMED 2015

Tamanho da fonte: 
TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)
Vanucia Souza da Silva, Daniela Dalla Lana Moreira, Cristina Pilla Della Méa

Última alteração: 2015-12-01

Resumo


A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é a abordagem mais indicada para o tratamento de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). O presente estudo tem como objetivo discorrer sobre a TCC para crianças com TDAH, e está pautado em uma revisão bibliográfica, realizada através de literaturas encontradas em artigos nacionais e internacionais e em livros entre o período de 2002 a 2014. A partir das bibliografias encontradas, foram confrontados os dados obtidos no decorrer do estudo, os quais demonstraram a eficácia da TCC para o tratamento do TDAH, especialmente pela aplicação de técnicas comportamentais e cognitivas tais como: economia de fichas; controle da raiva e agressividade; estratégia de organização de atividade diária; baralho das emoções; entre outras. Além das técnicas, são aplicados métodos que são efetivos no tratamento para o transtorno em concomitância com a participação ativa da família e o uso de fármacos.


Palavras-chave


transtorno de déficit de atenção e hiperatividade; terapia cognitivo-comportamental; terapia cognitivo-comportamental infantil.

Texto completo: PDF