Portal de Conferências da IMED, IX Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e VIII Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação da IMED 2015

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AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DA COMUNICAÇÃO VEICULADA EM PÁGINAS WEB UTILIZANDO A TECNOLOGIA EYE TRACKING
Cauê Toazza Cerbaro, Thaísa Leal da Silva

Última alteração: 2015-12-01

Resumo


Com a atual imersão tecnológica e as diversas mídias disponíveis, o ambiente digital da Web estabeleceu-se como um importante canal publicitário. Dado o cenário de interatividade e usabilidade, aponta-se que aplicações de e-commerce com baixa usabilidade levam a perda inevitável de clientes. Esta situação ocorre também quando os anúncios são inseridos no ambiente Web de forma mal projetada em termos de conteúdo e posicionamento (disposição na página) e dessa forma deixam de ser efetivos como ferramenta de publicidade.

Um formato comum de publicidade digital em páginas Web é o Web Display Advertising, o qual pode ser dividido em: banner, pop-up, pop-under e sidebar (barra lateral). No entanto, um levantamento promovido pela empresa comScore Inc. apresentou dados indicando que 54% dos anúncios dentro da categoria Web Display Advertising nunca foram vistos pelos usuários, por uma série de fatores, entre eles: não estarem presentes na parte visível da página sem necessidade de rolagem; lentidão no carregamento das imagens, fazer com que os usuários troquem de página antes do anúncio ser apresentado; anúncios fraudulentos, softwares maliciosos, etc.

Como forma de aumentar a efetividade dos anúncios na Web, bem como identificar com maior precisão a maneira como os usuários interagem visualmente com as páginas, a técnica de Eye Tracking consiste na medição dos movimentos oculares do usuário com a finalidade de pesquisar dados como: o ponto para onde o usuário estava olhando em um determinado intervalo de tempo, e a sequência na qual os olhos do usuário mudam de foco quando determinados estímulos visuais são apresentados.

Esse trabalho tem por objetivo avaliar o uso da tecnologia Eye tracking no suporte à construção de páginas Web que apresentem maior usabilidade, interatividade e efetividade publicitária.

A metodologia a ser adotada nesse trabalho utilizará três abordagens: entrevistas semiestruturadas, Eye tracking e testes de usabilidade. As entrevistas investigarão a percepção do usuário sobre determinados anúncios em páginas Web, sua opinião, e a atenção dada aos diferentes formatos de publicidade. O Eye tracking verificará as visualizações da mudança de contexto no cabeçalho (header) dos sites, as áreas e componentes mais vistos da página, além do percurso do olhar do usuário. E os testes de usabilidade verificarão a facilidade de uso das páginas, as formas de procurar a informação desejada e a navegação.

Com os resultados obtidos nesse trabalho espera-se contribuir efetivamente no desenvolvimento de sites, utilizando a tecnologia Eye-tracking para auxiliar na criação de páginas web com maior usabilidade e anúncios publicitários mais eficazes, além de melhorar a experiência dos usuários enquanto navegam.


Palavras-chave


Usabilidade; Eye Tracking; Comunicação Web; Anúncios; Interatividade

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