Portal de Conferências da IMED, I Fórum de Inovação Acadêmica IMED

Tamanho da fonte: 
ESTUDO DA PROPORÇÃO NA ARQUITETUTA
Aline de Oliveira Mendes, Rafaela Simonato Citron, Liliany Schramm da Silva Gattermann

Prédio: IMED - Bloco B
Sala: Sala 311
Data: 2017-11-10 03:00  – 04:00
Última alteração: 2017-11-06

Resumo


Pretende-se relatar a participação dos alunos na pesquisa realizada na disciplina de projeto de restauro da Faculdade Meridional IMED, Passo Fundo, no curso de arquitetura e urbanismo, na qual os mesmos desenvolveram propostas de reutilização de prédios históricos no antigo centro da cidade de Carazinho - RS. Para isso, antes de lançarem as escolhas projetuais, os alunos fizeram o levantamento histórico das edificações e a análise do entorno, levando em consideração o uso e a ocupação do solo, o grau de conservação das preexistências arquitetônicas e infra estrutura disponível nos arredores. Além disso, foi realizada uma análise compositiva de cada fachada das edificações que compõem uma quadra na Avenida Flores da Cunha, repleta de exemplares estilo art decó, com o auxilio de um proporcionômetro manual feito pelos próprios alunos.

A confecção desse instrumento foi fundamental para que os alunos se envolvessem na analise de forma ativa, mantendo o foco durante toda a aula e compreendendo a importância da proporção nas formas da natureza, da arte, da publicidade e a aplicação desses conhecimentos na arquitetura.

O estudo serviu para aprofundar o conhecimento dos alunos sobre a área  a ser revitalizada e para fomentar analise compositiva do conjunto como um todo, sem pensar na edificação histórica como um prédio isolado, resultando em propostas mais harmoniosas com foco na retomada da ambiência local, aspecto perdido em função das inúmeras intervenções ocorridas anteriormente nesse sitio, sem critérios preservacionistas.

Percebemos o envolvimento dos alunos durante todo o processo de projeto e o retorno positivo nas propostas de intervenção, notando assim, a eficácia do método ativo adotado, através da evolução dos alunos.