Portal de Conferências da IMED, I Fórum de Inovação Acadêmica IMED

Tamanho da fonte: 
A INTERDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA DE PROJETO
Aline de Oliveira Mendes, Josiane Patricia Talamini

Prédio: IMED - Bloco B
Sala: Sala 311
Data: 2017-11-10 01:45  – 02:45
Última alteração: 2017-11-06

Resumo


A disciplina de projeto arquitetônico de um hotel executivo é realizada no quarto período do curso de arquitetura e urbanismo e trabalha com a interdisciplinaridade, somando conhecimentos adquiridos em Sistemas Estruturais II, Conforto Ambiental I – Térmico, Representação Gráfica IV e Fabricação Digital e Prototipagem Rápida, a fim de contribuir para a adoção de soluções viáveis para a proposta.

A exemplo disso, podemos citar o caso do lançamento de pilares necessário para uma construção de grande porte, onde os alunos aprendem a calcular os vãos possíveis, dependendo do tipo de estrutura trabalhada, dimensões de vigas e pilares. O conteúdo é apresentado pelas professoras de projeto, com fórmulas gerais, subsidia aos alunos a base necessária para um lançamento preliminar. Logo após esse primeiro lançamento, os alunos tem condições de adaptar a planta baixa segundo as necessidades ergonômicas e possibilidades estruturais.

Esse lançamento prévio deve ser aprovado pelo professor da disciplina de Sistemas Estruturais II, que colabora com as definições de projeto, apontando as soluções mais econômicas para o mesmo.

Ainda podemos apontar a colaboração da disciplina de Conforto Ambiental I – Térmico nos desenvolvimentos das propostas, uma vez que os alunos buscam propor soluções que visem  o conforto dos hospedes e levem em consideração a economia de energias não renováveis e o meio ambiente. Como exemplo podemos citar o uso de cisternas para a captação de água da chuva, o emprego de placas solares, dimensionamento de brises e cobertura verde.

O que se pode observar a partir dessa experiência é a autonomia dos alunos para buscarem soluções para seus projetos nas outras disciplinas do currículo, bem como percebeu-se maior assimilação dos conteúdos desenvolvidos no curso.