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Máquina de Rube Goldberg: um relato de experiência interdisciplinar
Luciano Faustinoni, Verônica Paludo Bressan

Prédio: IMED - Bloco B
Sala: Sala 312
Data: 2017-11-10 03:00  – 04:00
Última alteração: 2017-11-06

Resumo


Luciano Faustinoni, [email protected]

Verônica Paludo Bressan, [email protected]

 

TEMÁTICA: Interdisciplinaridade, Papel do professor, Aprendizagem ativas.

 

RELATO DE EXPERIÊNCIA: Contemplando o alinhamento com as estratégias de ensino e aprendizagem da Faculdade Meridional - IMED, desenvolveu-se um projeto de construção da Máquina de Rube Goldberg, coordenado pela professora Verônica Paludo Bressan, tendo como objetivo principal, interagir de forma interdisciplinar a Escola de Engenharia Civil da IMED. Utilizou-se a metodologia de aprendizagem baseada em projetos PBL (Project Based Learning) permitindo o desenvolvimento de trabalho em equipe, articulação da teoria e prática, bem como, a resolução de problemas complexos. A Máquina de Rube Goldberg é um equipamento construído para realizar uma tarefa simples e executado no formato de reação em cadeia interagindo de forma complexa. Dessa forma, os acadêmicos de Engenharia Civil, locados no primeiro nível, puderam trabalhar os conteúdos das disciplinas de maneira interdisciplinar junto aos seus respectivos professores, sendo que os mesmos, foram acompanhados continuamente em laboratório. Agregaram-se ao projeto as disciplinas de Cálculo 1, Física Geral 1, Química Geral 1, Geometria Descritiva e Espacial e Metodologia Científica. Incluiu-se no final do projeto um relato de experiência contemplado por cada grupo, no formato de texto corrido, contendo de 250 a 350 palavras, sem entrada de parágrafos ou linhas em branco. Deve-se informar o objetivo da atividade descrita, o método utilizado, os resultados obtidos de acordo com cada disciplina engajada e suas conclusões. Em relação aos acadêmicos da disciplina de Cálculo 1, acordou-se que esses deveriam incluir no relatório final informações sobre, cálculo de dimensões, áreas, volumes, cálculo de velocidade e aceleração de objetos utilizados na construção da Máquina de Rube Goldberg, onde, em contrapartida, os alunos teriam pela execução do projeto e a entrega do devido relatório, uma avaliação de 10% na nota do grau 1 em seu semestre vigente. O papel do professor é de suma importância em relação a inclusão dessas estratégias de ensino e aprendizagem, possibilitado um melhor desempenho dos seus alunos, ao qual, reforça cada vez mais a interação da teoria com a prática.

 

Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem. Interdisciplinaridade. Aprendizagem ativas. Engenharia Civil.