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ENVOLVENDO OS ALUNOS NA AVALIAÇÃO DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS
Rafaela Simonato Citron, Aline de Oliveira Mendes, Liliany Schramm da Silva Gattermann

Prédio: IMED - Bloco B
Sala: Sala 311
Data: 2017-11-10 04:15  – 05:15
Última alteração: 2017-11-06

Resumo


Tradicionalmente, a disciplina de projeto do curso de Arquitetura e Urbanismo, baseia-se em aulas práticas, expositivas e orientações, com posterior avaliação e atribuição de nota dada pelos professores da disciplina. A partir do segundo semestre de 2016, na disciplina de projeto de restauro, foi utilizado um método que possibilita ao aluno a participação ativa nas avaliações dos projetos, não na atribuição de notas, mas na análise crítica das propostas sugeridas pelos colegas. A atividade é feita na entrega intermediária dos projetos, quando ainda há tempo para os alunos fazerem modificações no projeto. A entrega dos projetos arquitetônicos ocorre da mesma forma, porém após a entrega os alunos recebem os projetos dos colegas, distribuídos de forma aleatória, para que cada aluno tenha a oportunidade de apontar críticas e possíveis soluções no projeto do colega. Depois os trabalhos são recolhidos, corrigidos pelos professores da disciplina e na semana seguinte a entrega é realizada uma roda de debate com a proposta de dar um feedback aos alunos sobre as avaliações, assim como abrir um espaço para que os mesmos façam suas considerações sobre o que aprenderam com a experiência. Esse método permite que os estudantes do curso observem alternativas diferentes para o mesmo problema, bem como facilita o intercâmbio de ideias entre os colegas de uma mesma turma.  Assim, percebemos um retorno positivo na aplicação da metodologia, a partir da evolução dos alunos, que demonstram interesse e concentração na tarefa e apontam alternativas interessantes para a solução de problemas, que muitas vezes não conseguem encontrar no seu próprio projeto, mostrando que o método é eficaz.