Portal de Conferências da IMED, I Fórum de Inovação Acadêmica IMED

Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO DE DESIGN THINKING COM O USO DE TBL
Andrea Mussi, Ernani Pazini, Mariane Ferri

Última alteração: 2017-11-17

Resumo


RELATO DE EXPERIÊNCIA: A educação no ensino superior no século XXI está sendo caracterizada por novos conceitos de ensino/aprendizado, onde o professor não é o provedor do conhecimento, mas sim o mediador. As novas didáticas de conhecimento estão amparadas pelas metodologias ativas, baseadas em atividades que buscam ter o estudante como protagonista e produtor de seu conhecimento, promovendo a autonomia do educando por meio da curiosidade e estímulo em tomadas de decisões individuais e coletivas. Sendo assim, este estudo teve como objetivo, aplicar a metodologia de Design Thinking, fazendo parte de uma das atividades, compreensão e materialização das necessidades de um determinado usuário, realizadas para subsidiar as demais ações que envolvem o método de PjBL (Project-Based Learning), visando assim a instrumentalização do aluno na elaboração do projeto de um mobiliário infantil. O método aplicado para avaliar as atividades dessa etapa foi o Team Based Learning (TBL), que tem por finalidade a aprendizagem baseada no aluno por meio de aplicação de práticas e avaliações com reflexão crítica, coletiva e individual. Desta maneira, pode-se avaliar conforme a Taxonomia de Bloom, a escala de aprendizado que os alunos alcançaram no final das atividades. Como resultados, apresenta-se um relato da experiência com a aplicação dos métodos de todas as etapas ministradas na disciplina de Fabricação Digital e Prototipagem Rápida, trabalhada no tópico Design Thinking, do 4º semestre da graduação em Arquitetura e Urbanismo da IMED. Os dados coletados nas atividades e a experiência obtida, revelaram que o TBL contribui para a aprendizagem e promove o engajamento de alunos no desenvolvimento de trabalhos colaborativos com imediato feedback, individual e coletivo.