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WORLD CAFÉ NO DIREITO DE FAMÍLIA
Lívia Copelli Copatti

Prédio: IMED - Bloco B
Sala: Sala 312
Data: 2017-11-10 03:00  – 04:00
Última alteração: 2017-11-06

Resumo


O presente relato de experiência visa descrever a aplicação da metodologia “world café” na disciplina de Direito Civil V – Direito de Família da IMED. Essa metodologia é aplicada desde o semestre 2015-2 quando do desenvolvimento do estudo dos regimes de bens aplicáveis ao casamento e à união estável, de forma que possibilita aos alunos a discussão do tema, a criatividade acerca das respostas e o compartilhamento do conhecimento com os demais participantes. A dinâmica desenvolve-se dividindo-se a turma em cinco grupos de conversação ou mesas de café – equivalente aos cinco regimes de bens existentes, sendo utilizado, para tanto, o espaço do NUJUR que contém salas individuais de atendimento. Após, são feitas rodadas de diálogo de aproximadamente 30 minutos sobre perguntas relacionadas ao regime de bens em análise por cada grupo. O passo seguinte é estabelecer o anfitrião de cada grupo, que deverá permanecer no seu local e os demais membros do grupo, os convidados, deverão visitar os outros grupos. Com a circulação, a) o anfitrião deverá explicar para os convidados do que trata o assunto do seu grupo e quais aspectos são polêmicos ou tem posicionamentos diferenciados pela jurisprudência, devendo os convidados tomar nota. b) os convidados explicarão ao anfitrião, qual o seu assunto de origem e quais as características principais, devendo o anfitrião tomar nota. Após o compartilhamento nos grupos, os convidados deverão retornar para o seu grupo original e comentar com o seu anfitrião o que puderam verificar nas visitas aos demais grupos (diferenças, semelhanças, contradições, etc). Ao final, o grupo deverá fazer uma exposição-síntese oral para todos os outros grupos sobre o seu assunto e destacar a importância do mesmo para o direito de família. Com a utilização dessa metodologia é possível verificar que o conhecimento sobre o tema da aula é construído pelos próprios alunos, que se utilizam do roteiro proposto e envolvem-se, especialmente, na explicação do conteúdo para os colegas que estão na posição de visitantes ou convidados.