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O USO DA PLATAFORMA GOOGLE CLASSROOM NA DISCIPLINA DE PRÁTICA JURÍDICA III (DIREITO E PROCESSO DO TRABALHO) NA ESCOLA DE DIREITO DA IMED
Vinícius Borges Fortes

Prédio: IMED - Bloco B
Sala: Sala 312
Data: 2017-11-10 03:00  – 04:00
Última alteração: 2017-11-06

Resumo


O relato de experiência aqui apresentado consiste na aplicação de uma das ferramentas disponíveis no pacote Google for Education utilizado pela IMED – Faculdade Meridional, o qual foi apresentado e difundido ao corpo docente da instituição no início do semestre 2017-2. Concretamente, ao desenvolver o programa da disciplina de Prática Jurídica III, na modalidade de prática real voltada ao estudo do direito do trabalho e direito processual do trabalho, o professor decidiu utilizar a plataforma Google Classroom com os seguintes objetivos: a) Fortalecer a interação dos alunos entre si e com o professor em um ambiente virtual de aprendizagem; b) Oportunizar uma experiência de trabalho remoto, com tecnologia de nuvem e protocolo de prazos de forma mais próxima à realidade do processo judicial eletrônico utilizado no cotidiano do Poder Judiciário; c) Inserir dentro da Escola de Direito uma experiência-piloto que permitisse a difusão da plataforma em outras disciplinas. A experiência aqui relatada ainda esta em desenvolvimento, já tendo obtido alguns resultados preliminares, quais sejam: a) A constatação de que as diversas gerações de alunos matriculados na disciplina possuem, com diferentes graus, dificuldades na compreensão sobre o uso de tecnologias voltadas à produtividade, organização e efetividade profissional; b) Apesar das dificuldades, os alunos manifestaram interesse e elogiaram o uso da plataforma, solicitando cursos e workshops extracurriculares que possibilitem a sua formação no uso dessas tecnologias, especialmente voltadas às carreiras jurídicas; c) Em comparação com outras tecnologias utilizadas anteriormente pelo professor autor deste relato em outras edições da mesma disciplina, tais como Edoome e Moodle, o Google Classroom viabiliza uma interação maior, especialmente pelo uso das outras ferramentas do pacote Google for Education como o Google Drive, Google Docs, YouTube, Google Sheets, entre outras. Assim, a experiência apresenta-se satisfatória e com ampla possibilidade de réplica em outras disciplinas da Escola de Direito, em seus diferentes níveis de ensino (o autor aplicará em disciplina do Mestrado em Direito no próximo semestre).