Portal de Conferências da IMED, I Fórum de Inovação Acadêmica IMED

Tamanho da fonte: 
APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA: UMA ALTERNATIVA EFICIENTE
Rafaela Simonato Citron, Jéssica Portella, Liliany Schramm da Silva Gattermann

Prédio: IMED - Bloco B
Sala: Sala 312
Data: 2017-11-10 01:45  – 02:45
Última alteração: 2017-11-06

Resumo


A apresentação de trabalhos durante a faculdade, por parte dos estudantes da escola de Arquitetura e Urbanismo, prepara o aluno para o mercado de trabalho. Isso porque, ao saírem da faculdade, dependerão de suas habilidades de defender o seu projeto tanto durante uma entrevista de emprego quanto na apresentação de suas ideias a seus clientes. No entanto, devido a grande quantidade de alunos em sala de aula, que pode chegar a 40, raramente se consegue realizar as apresentações e os alunos acabam apenas entregando seus projetos. Boa parte dos alunos relatam que o único momento em que tiveram que apresentar e defender seu projeto foi na banca final de TCC 2. Como uma solução para esse problema, foi feito um experimento no semestre de 2016.2, nas três turmas de Projeto Arquitetônico V – duas noturnas e uma diurna, cada uma contendo entre 30 e 40 alunos. No dia da entrega final, as turmas foram divididas em pequenos grupos de no máximo 6 alunos, totalizando de 6 a 7 grupos por turma. Cada integrante apresentou seu trabalho para os colegas do mesmo grupo, durante aproximadamente 10 min cada. Após as apresentações, os alunos foram instruídos a selecionar o melhor trabalho apresentado. Como o tempo era curto, os alunos foram muito influenciados pela maneira como o colega defendeu seu trabalho, já que não havia muito tempo para avaliar a qualidade do projeto em si. Os trabalhos selecionados, então, apresentaram novamente, mas dessa vez para a turma toda. Ao fim, foi feita uma votação para selecionar, em ordem crescente, os 3 melhores projetos da turma. Como forma de motivar os alunos, havia sido dito que enviaríamos os melhores trabalhos para um escritório em Porto Alegre, que ofertaria 2 vagas de estagio nas férias. O resultado foi muito positivo e um aluno realizou o estágio durantes suas férias. A atividade será realizada novamente no semestre de 2017.1, na mesma disciplina.