Portal de Conferências da IMED, I Fórum de Inovação Acadêmica IMED

Tamanho da fonte: 
REPASSANDO CONHECIMENTO ADQUIRIDO
Clarice Saggin Sabadin, Joseane Viccari Calza

Prédio: IMED - Bloco B
Sala: Sala 311
Data: 2017-11-10 04:15  – 05:15
Última alteração: 2017-11-06

Resumo


RELATO DE EXPERIÊNCIA: a experiência foi realizada com duas turmas do curso de Odontologia. Participaram desta atividade os alunos do primeiro semestre, matriculados na disciplina de Histologia e Embriologia I e do segundo semestre, matriculados na disciplina de Histologia e Embriologia II. O objetivo foi promover o conhecimento e integração da turma através de uma metodologia baseada em “peer instruction” ou seja, instrução pelos colegas. Previamente, a professora responsável pela atividade separou a turma do segundo nível (20 alunos) em 6 grupos, apresentou 2 temas para serem estudados em casa, no período de uma semana – formação dentária e anomalias da formação dentária. No dia da apresentação, as duas turmas foram colocadas na mesma sala e cada grupo do nível dois recebeu um aluno do nível um (06 alunos). A dinâmica aconteceu da seguinte forma: a professora enumerou os grupos de 01 a 06 e iniciou passando uma questão sobre o tema para cada grupo e determinando um tempo de 20 minutos. Durante esse tempo, alunos do segundo semestre precisavam explicar o tema ao aluno do primeiro semestre esse, recebia as informações e explicações, e precisava entender o conteúdo e ao final do tempo determinado, sendo assim, explicava à toda a turma o conteúdo. A professora conduzia os temas e perguntas e verificava se as informações estavam sendo repassadas corretamente.  Após a explicação, os alunos do primeiro semestre rodavam entre os grupos do segundo nível, após concluídas as explicações do primeiro tema, rodavam os alunos do primeiro nível para o outro grupo, o segundo tema era distribuído e assim por diante até o final de seis temas. A atividade foi motivacional e desafiadora principalmente para os alunos responsáveis em repassar as informações, para os alunos do primeiro semestre que estavam aprendendo com os colegas a atividade visou a integração e o avanço no aprendizado.