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RESPIRAÇÃO CELULAR – FIXANDO O APRENDIZADO ALÉM DA TEORIA
Giovani Jacob Kolling, Deniz Anziliero, Matheus Pedrotti de Cesaro, Lygia Maria Mouri Malvestio

Prédio: IMED - Bloco B
Sala: Sala 312
Data: 2017-11-10 03:00  – 04:00
Última alteração: 2017-11-09

Resumo


A aprendizagem ativa possui papel de extrema importância na formação dos acadêmicos e auxilia no processo pedagógico vindo ao encontro de um projeto de desenvolvimento das competências humanísticas implementado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). A respiração celular é o processo bioquímico que ocorre no interior da célula para obtenção de energia, sendo essencial para as funções vitais dos seres vivos. O objetivo desse trabalho é relatar uma nova metodologia de aprendizagem ativa para fixação de conhecimento acerca das três etapas da respiração celular (glicólise, ciclo do ácido cítrico e cadeia respiratória). A atividade prática foi realizada pelas acadêmicas da disciplina de Bioquímica Geral do primeiro nível do curso de Bacharelado em Medicina Veterinária da IMED no Laboratório de inovação da instituição. A turma foi dividida em três grupos onde cada um ficou responsável pela elaboração, montagem e apresentação das etapas da respiração celular em cartolinas. A primeira etapa que compreende a glicólise é o processo que ocorre no líquido citoplasmático da célula e foi ilustrado em dez cartolinas demonstrando as fases de reações químicas da quebra da glicose até a formação do piruvato. A segunda etapa que acontece na matriz mitocondrial é o ciclo do ácido cítrico também conhecido como Ciclo de Krebs onde as acadêmicas utilizaram oito cartolinas para explanar na forma de círculo os processos que utilizam a Acetil Coenzima A proveniente do piruvato para compor o ciclo que após oito reações enzimáticas produz o oxalacetato. A terceira etapa que ocorre na membrana celular é a cadeia respiratória também chamada de fosforilação oxidativa e foi elaborada com a utilização de cinco cartolinas para explicar os quatro complexos enzimáticos e por fim a síntese de energia (ATP). Após a elaboração das cartolinas as acadêmicas montaram as três etapas que compõem a respiração celular no pátio da IMED e apresentaram o processo separadamente para todos os colegas. A atividade compreende uma nova forma de aprendizagem ativa para os acadêmicos e facilita a compreensão da respiração celular e consequentemente fixação do conhecimento dessa atividade bioquímica que é de fundamental importância para todos os seres vivos.