Portal de Conferências da IMED, I Fórum de Inovação Acadêmica IMED

Tamanho da fonte: 
A PRÁTICA NA DISCIPLINA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA: RELATO DA EXPERIÊNCIA DE CAMPO REALIZADA PELOS ALUNOS DO CURSO DE MEDICINA DA FACULDADE IMED.
Karine de Lima Sírio Boclin

Prédio: IMED - Bloco B
Sala: Sala 311
Data: 2017-11-10 04:15  – 05:15
Última alteração: 2017-11-06

Resumo


Introdução: o conhecimento dos métodos e desenvolvimento de pesquisa em saúde é fundamental para o aprendizado em Medicina. Disciplinas como Epidemiologia, Bioestatística e Metodologia Cientifica têm forte enfoque teórico, exigindo maturidade acadêmica adquirida por vezes somente ao final do curso ou no início da vida profissional. Neste sentido, a aplicação prática da teoria vista em aula pode ser importante ferramenta para a aproximação do estudante ao mundo da pesquisa. Objetivo: apresentar a experiência da disciplina de Metodologia Científica oferecida nos primeiros semestres de 2016 e 2017 no curso de Medicina da Faculdade IMED - Passo Fundo/RS, em que alunos desenvolveram pesquisa sobre o perfil sociodemográfico, de estilo de vida e de saúde dos estudantes dos cursos de Medicina e Odontologia da instituição. Relato de experiência: ao longo dos semestres os alunos, divididos em grupos, escolheram temas relacionados à saúde de estudantes universitários, sendo estes: apoio social, saúde mental, consumo de medicamentos psicoativos e de álcool, qualidade e quantidade de sono, hábitos alimentares e de atividade física, sobrepeso e obesidade, percepção da imagem corporal, qualidade de vida, alergias respiratórias, além de métodos contraceptivos. Na primeira metade do curso foram elaborados projetos de pesquisa avaliados por uma banca de professores. Na segunda metade, os alunos construíram e aplicaram questionários semi-estruturados em 129 alunos do curso de Medicina (2016) e em 288 alunos dos cursos de Medicina e Odontologia (2017); montaram o banco de dados; realizaram análises estatísticas e apresentaram seus resultados em trabalhos redigidos no formato de monografia e em seminário. Resultados e conclusão: apesar de cursarem o primeiro semestre da graduação, os alunos  puderam participar de todas as etapas da elaboração de uma pesquisa ao longo do semestre, apresentando trabalhos com conteúdo teórico/metodológico significativo e de acordo com as normas da ABNT. O objetivo da atividade foi alcançado despertando nos alunos o interesse pela pesquisa. Os conhecimentos adquiridos poderão ser transferidos para outras disciplinas ao longo do curso como também para a vida profissional.