Portal de Conferências da IMED, I Fórum de Inovação Acadêmica IMED

Tamanho da fonte: 
Engenharíadas: As Olimpíadas da Engenharia
Diego Boeira, Jésssica Flesch Novaes

Prédio: IMED - Bloco B
Sala: Sala 311
Data: 2017-11-10 03:00  – 04:00
Última alteração: 2017-11-06

Resumo


RELATO DE EXPERIÊNCIA: As Engenharíadas foram criadas com o intuito de promover integração entre os alunos, utilizando tecnologia e ao mesmo tempo incentivando os mesmos a estudarem. Trata-se de uma competição de perguntas e respostas, realizada em quatro etapas. Um dos objetivos era fazer com que os alunos tivessem contato com os livros de diversas áreas da engenharia, então foi proposto que cada etapa tivesse dois “temas” sobre alguma disciplina do curso de Engenharia Civil. Os temas deveriam ser simples, para que todos os alunos, do primeiro ao último semestre conseguissem estudar e participar, então os professores indicavam uma bibliografia apropriada para o estudo. A cada etapa, os alunos que obtinham mais pontuação avançavam para uma próxima. Até o momento foi realizada a etapa semifinal e a grande final acontecerá no dia 14 de novembro no evento Tech Day. As perguntas foram realizadas através do software “Kahoot”, que permite rápida visualização do placar e dinamismo com tempo. Como resultado foi possível observar alunos motivados para competir. Houve grande aumento na retirada de livros da biblioteca. Como os temas eram simples e as perguntas foram intencionalmente criadas para serem diretas, alunos dos primeiros semestres estavam estudando temas de disciplinas mais avançadas do curso, uma vez que as bibliografias indicadas também eram bastante pontuais. As equipes que avançaram nas três etapas iniciais tiveram bom rendimento, acertando a maioria das perguntas e o feedback dos alunos sobre a competição foi muito positivo, as equipes que acabaram sendo eliminadas já estão pensando nas próximas edições e na preparação que deverão fazer. O ponto alto da Engenharíadas até o momento foi ver a motivação dos alunos, estudando as bibliografias, procurando professores para retirar dúvidas e buscando seguir adiante nas Olimpíadas de perguntas da Engenharia Civil da IMED. Além do espírito de competitividade saudável instaurado, equipes formadas por integrantes que estão mais avançados no curso estudam dobrado para que não sejam ultrapassados pelos iniciantes.