Portal de Conferências da IMED, I Fórum de Inovação Acadêmica IMED

Tamanho da fonte: 
Gamificação: Um novo modo de avaliar e estimular a participação em sala de aula
Lauro André Ribeiro, Thaísa Leal da Silva

Prédio: IMED - Bloco B
Sala: Sala 311
Data: 2017-11-10 04:15  – 05:15
Última alteração: 2017-11-06

Resumo


Com a evolução tecnológica e o advento da computação móvel, tem se tornado cada vez mais desafiador engajar os alunos em sala de aula, conquistar sua atenção e fazê-los participar das atividades. Nesse contexto, a aprendizagem ativa busca tornar as aulas mais interessantes através do uso de novas metodologias de ensino e formas de avaliar o aprendizado. O objetivo desse trabalho é estimular o engajamento dos discentes em aula através do uso da gamificação, criando métricas para avaliar sua participação e informando o seu progresso no decorrer das aulas. Para realizar tal avaliação foi desenvolvida uma planilha no Excel em que são atribuídos pontos de presença e participação em aula para cada aluno em cada aula dada. Os alunos possuem metas de pontuação para o Grau1 e o Grau 2 e os rankings individuais são apresentados no início das aulas de 15 em 15 dias para que os alunos possam conferir seus pontos. A pontuação final da gamificação compõe parte da nota final dos referidos graus em um percentual a ser definido pelo docente no planejamento de sua disciplina. O referido método já está sendo utilizado em disciplinas dos cursos de Sistemas de Informação, Ciência da Computação e Arquitetura e Urbanismo da IMED desde o semestre de 2015/1 e a partir do feedback dos alunos, melhorias contínuas têm sido realizadas visando o aperfeiçoamento do método. Como resultados é possível perceber um maior interesse dos alunos em participar das aulas, um aumento significativo na presença, e uma competição sadia entre os alunos. Com o método utilizado é possível realizar tarefas e jogos em sala de aula que valham pontos no ranking da gamificação sem a necessidade de dar pontos diretamente na nota da disciplina. Assim, este método tem se mostrado bastante útil para uma melhor gestão e condução das aulas pelo professor, bem como um estímulo para que os alunos participem das aulas, provendo uma avaliação clara e visual de seu rendimento em relação à participação em sala de aula e tarefas na disciplina.