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PONTES COM PALITOS DE PICOLÉ
Jackson Deliz Ditz

Prédio: IMED - Bloco B
Sala: Sala 311
Data: 2017-11-10 01:45  – 02:45
Última alteração: 2017-11-06

Resumo


A metodologia ativa adotada tinha como objetivo elaborar sistemas estruturais de pontes utilizando palitos de picolé e de espetinho, linkando disciplinas da área de estruturas na engenharia civil, principalmente isostática e hiperestática. A turma, de aproximadamente 20 alunos, fora dividida em dois grandes grupos e cada um deles recebeu quantidade fixa de palitos de picolé e de espetinho, além de arame galvanizado fino para amarração dos nós das barras. Com duração de quatro períodos de aula, os grupos tiveram liberdade para montar um projeto e executar uma estrutura que vencesse um vão livre de 50 cm, pelo menos, utilizando o menor número de peças possíveis e sendo capaz de suportar um carregamento vertical, aplicando os conceitos vistos nas disciplinas supracitadas. Foi também elaborado e publicado um regulamento, explicitando os cinco critérios classificatórios - nesta ordem: menor deflexão vertical após aplicação de uma carga vertical no centro do vão da ponte; menor número de palitos utilizados, maior vão vencido, menor quantidade de arame nas ligações, beleza (estética das ligações, esquadrajamento, etc). Após a conclusão da montagem das maquetes, as mesmas foram ensaiadas apoiando-as sobre duas carteiras afastadas de pelo menos 50 cm e aplicando uma carga de 2 kg no centro do vão. Se a mesma fosse capaz de suportar a carga, era medida a flecha. Após esse critério, os demais foram avaliados e as equipes pontuadas, até que houvesse um vencedor. No início, os alunos se mostraram indiferentes a atividade e até demonstraram certo deboche, alguns julgando isto não ser atividade da formação de engenheiro civil. Entretanto, no decorrer do desafio, os estudantes foram interagindo e aplicando os conceitos teóricos, fazendo com que a atividade virasse uma competição saudável, o que de fato era o objetivo.