Portal de Conferências da IMED, I Fórum de Inovação Acadêmica IMED

Tamanho da fonte: 
Projeto #TeuFuturo - PROJETO DE FORMAÇÃO E CAPTAÇÃO DE ALUNOS
Jéssica Flesch Novaes, Ariane Mileidi Pazinato

Prédio: IMED - Bloco B
Sala: Sala 312
Data: 2017-11-10 04:15  – 05:15
Última alteração: 2017-11-06

Resumo


O projeto teve por objetivo ligar a IMED às escolas de ensino médio/técnico e agência de emprego/estágio, oferecendo a seus estudantes uma formação básica para seguir carreira em Engenharia Civil ou Ciência da Computação, ao mesmo tempo que se aproxima de empresas de ambas as áreas. Passada a fase de visitação às escolas para explanação do projeto, os alunos receberam, gratuitamente e dentro das instalações da IMED, um curso de 100 horas em uma das áreas. Referente ao curso oferecido pelo curso de Ciência da Computação os alunos passaram por módulos de construção de jogos, criação de aplicativos e robótica, na Engenharia Civil os módulos contemplavam desenho, técnicas construtivas e orçamento. Ao final os dois cursos ofereciam planejamento de carreira e acessment.  Na formação da área da computação, destaca-se a construção de josgos, onde o aluno aprende a escrever e interpretar códigos de programação, além disso o uso de aolicativos conectado com a robótica, tudo isso, apresentado de forma prática e divertida. Na formação em engenharia todas as aulas contavam com momentos de trabalho em equipe, sendo bastante debatida a questão dos processos de resolução, não somente o resultado final e foram sempre estimulados a estabelecer relações de liderança, para desenvolvimento desta habilidade muito exigida no cenário atual da engenharia. Ao final das atividades de experimentação das técnicas construtivas e visitas à obras os alunos foram conduzidos à debates, de modo que todos tivesses possibilidade de expressar-se livremente. Quanto à utilização de plataformas educacionais, foi feito o uso do aplicativo Kahoot, o qual despertou interesse dos alunos por, além de combinar educação à tecnologia, criar um cenário de competição.  Dos 40 alunos ingressantes, 23 concluíram e, destes, 21 seguem com o desejo de cursar Engenharia Civil. Os alunos da computação tiveram contato direto com a plataforma de arduino e os componentes necessários para realizar vários desafios, um deles denominado desafio final, onde os alunos em equipes solucionam problemas reais em uma cidade, apresentando a automação de uma cidade. Na computação ingressaram 63 alunos, destes continuamos com 18, os quais demonstraram perfil para a área de TI. O  #TeuFuturo IMED, é um programa que está alinhado com o ensino, trabalhando com alunos do politécnico que cumprem o contra turno dentro de um dos cursos oferecidos. Ao longo do processo pode ser percebida a evolução principalmente nas habilidades de comunicação e cooperação destes alunos.