Portal de Conferências da IMED, I Fórum de Inovação Acadêmica IMED

Tamanho da fonte: 
Psicologia: Ciência e Profissão
Muriane Zimmer

Prédio: IMED - Bloco B
Sala: Sala 311
Data: 2017-11-10 04:15  – 05:15
Última alteração: 2017-11-06

Resumo


O presente relato descreve uma atividade estendida realizada em uma disciplina denominada Psicologia: Ciência e Profissão, com os primeiros níveis do curso de Psicologia (IMED), no primeiro semestre letivo de 2017. A disciplina tem por objetivo contextualizar a psicologia na dimensão dos conhecimentos científicos, sua aplicabilidade e perspectivas como profissão. Deste modo os alunos foram orientados a formarem grupos para apresentar uma das áreas de atuação do psicólogo e como parte da apresentação os alunos responsabilizaram-se por convidar profissionais das mais diversas áreas para conversar a respeito do campo de trabalho e das possibilidades de atuação. A etapa inicial da construção do trabalho demandou a apresentação de um trabalho escrito, resumindo os movimentos históricos da psicologia e as abordagens teóricas de cada área, bem como a regulamentação da profissão. Posteriormente foram elaboradas perguntas levando em consideração a perspectiva teórica estudada acerca dos saberes da psicologia. No total foram doze encontros, organizados e conduzidos pelos grupos, contando com a presença de dezesseis profissionais atuantes no mercado de trabalho, nas principais áreas de atuação. O engajamento com a atividade resultou na possibilidade de desenvolver competências relacionadas com o trabalho em equipe e a pró-atividade, condições que motivam a aprendizagem ativa. O resultado da experiência foi extremamente positivo do ponto de vista da integração de uma metodologia ativa, proporcionando aos alunos ingressantes no curso a aproximação com as vivências profissionais dos convidados além da perspectiva de conhecer a complexidade dos fazeres e da construção de um perfil profissional diante das demandas da sociedade.