Portal de Conferências da IMED, I Fórum de Inovação Acadêmica IMED

Tamanho da fonte: 
Uso de tecnologia em sala de aula supervisao
Juliana Frighetto

Prédio: IMED - Bloco B
Sala: Sala 311
Data: 2017-11-10 03:00  – 04:00
Última alteração: 2017-11-06

Resumo


A supervisão está no tripé da formação do psicólogo juntamente com a teoria e a psicoterapia pessoal, ela assume papel importante na carreira desse profissional. O aluno de Psicologia inicia essa carreira por meio do Estágio Básico em Psicologia, que compreende dois semestres, sendo no primeiro avaliado pela construção de um projeto e no segundo pela confecção do relatório da experiência embasada teoricamente. Como forma do professor supervisor viabilizar ao educando que isso aconteça em 30 minutos cada estagiário de forma que se trabalhe as dimensões metodológicas, pessoais, profissionais e éticas, a supervisão tradicional baseada apenas no relato verbal sofre influências negativas. Assim, o objetivo desse relato é descrever como as supervisões de estágio básico em psicologia podem ser otimizadas quando se utiliza de recursos tecnológicos como google drive e grupo secreto Facebook. A metodologia dessa aula acontece de forma que o estagiário envie pelo google drive seu projeto ou relatório antes do horário da supervisão. Durante a supervisão com dois a oito estagiários, o relato do estagiário é projetado em data show e, primeiramente, ele lê seu relato paralelo às arguições que a professora supervisora faz na escrita. Em seguida, ele passa ao relato verbal de conteúdos que não foi possível trazer de forma de escrita e é orientado sobre como fazê-lo à luz dos preceitos éticos da profissão e relacionando com a teoria embasada nos artigos atualizados disponibilizados no grupo secreto do grupo de supervisão do qual participa no Facebook e que lerá durante a semana. No terceiro momento, os colegas de supervisão que acompanham pela exposição em data show trazem feedbacks quanto à experiência do colega e os problemas apresentados no local de estágio, sendo estimulados quanto às reflexões e atitudes empreendedoras. Essa metodologia tem resultado em aumento da satisfação dos alunos, pois oportuniza que contemplem todas as dimensões que servem de critérios para serem avaliados no estágio de forma que o façam de forma otimizada, diminuindo ansiedades relativas ao processo e permitindo uma vivência positiva de sua supervisão em termo reduzido e possa aprender com as experiências dos colegas.