Portal de Conferências da IMED, I Fórum de Inovação Acadêmica IMED

Tamanho da fonte: 
DINÂMICA DO KINDER
Vanessa Domingues Ilha

Prédio: IMED - Bloco B
Sala: Sala 311
Data: 2017-11-10 01:45  – 02:45
Última alteração: 2017-11-06

Resumo


A presente atividade foi elaborada a partir da necessidade de fomentar o interesse do aluno em sala de aula e da possibilidade de utilizar um material obtido previamente, que seria descartado no lixo comum. A disputa pela atenção do aluno é uma constante, uma vez que em sua grande maioria, estão constantemente conectados às redes sociais inclusive no horário de aula. Neste sentido foi desenvolvida a “Dinâmica do Kinder”. Trata-se das embalagens internas do chocolate Kinder Ovo, que trazem um brinquedo em seu interior e normalmente são descartadas pelos consumidores. A estratégia é reunir um número significativo desses ovinhos (depende do tamanho da turma) para atividade proposta. O objetivo é integrar o grupo e ao mesmo tempo revisar o conteúdo visto até então. O Professor elabora previamente perguntas ou afirmações sobre o tema trabalhado. Essas são recortadas e colocadas dentro de um ovinho, ficando, propositalmente, alguns vazios. Em seguida todos são colocados dentro de um saco de pano. Solicita-se que os alunos façam um círculo com as classes e combina-se as regras. Cada um deve retirar um ovinho, ler o que está escrito no papel. Se for uma pergunta, respondê-la. Se for uma afirmação verbalizar se é mito ou verdade. Caso o aluno pegue um vazio, deverá formular uma pergunta para que um colega responda. Uma vez lido não volta para o saco. É possível realizar outras tratativas para as respostas das perguntas feitas pelos alunos. Por exemplo, o Professor solicita que o primeiro aluno com a Letra M, que esteja à direita do que fez a pergunta, responda a mesma. Percebe-se uma interação muito maior dos alunos e uma maior assimilação do conteúdo. Feedback dados pelos próprios alunos. A importância de realizarmos diferentes atividades dentro da sala de aula, é ímpar.