Portal de Conferências da IMED, V Mostra de Trabalhos do V Congresso Internacional de Propriedade Intelectual, Gestão da Inovação e Desenvolvimento - “A

Tamanho da fonte: 
DESENVOLVENDO UMA PLATAFORMA PARA PUBLICAÇÃO E GESTÃO ELETRÔNICA DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS
Cassiano Calegari, Mateus Nava, Rodrigo Rosa

Última alteração: 2017-05-03

Resumo


O projeto tem o objetivo de desenvolver uma plataforma moderna para publicação e gestão de periódicos científicos. Visa um aumento da relevância dos periódicos através de sua indexação em hypertext, utilizando técnicas de SEO (Search Engine Optimization) e indexação de citações. A redução dos custos de administração dos periódicos, dispensando diagramação ao permitir que o próprio autor edite seu periódico dentro das normas de submissão dentro da própria plataforma. Automação do sistema de revisão por pares, simplificando o trabalho do editor e dos avaliadores na revisão cega. Facilitar a customização e indexação dos periódicos utilizando a plataforma Wordpress.

Sua problemática surge do desinteresse pelo IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciências e Tecnologia) em atualizar o sistema de editoração recomendado pela CAPES, SEER (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas) para a terceira versão do Open Journal System no qual é baseado. Assim como na forma complexa e precária com a qual o Open Journal System é construído, tratando-se de um sistema digno dos primórdios da internet.

Assim, questiona-se se há um mercado para um sistema de gestão e publicação eletrônica que facilite e reduza os custos necessários de manutenção de um periódico científico?

Para testar esta hipótese foi criado o AJST (American Journal of Sports Training), uma revista eletrônica da área da saúde utilizando uma versão de testes do que viria a ser a plataforma. Os dados do AJST demonstraram uma grande quantidade de redirecionamento provenientes de buscas no Google e demais websites devido à indexação integral dos textos do artigo. Além de demonstrar um interesse por parte dos editores e dos usuários em adotar o novo sistema, com uma aparência moderna e edição simplificada.

Para o desenvolvimento do projeto optou-se por utilizar a plataforma Wordpress, principal plataforma para desenvolvimento de websites e blogs, utilizada por 27% dos websites na internet. O Wordpress consta com mais de 45.000 plugins e integrações, além de milhares de temas prontos e gratuitos, permitindo que o periódico adote a aparência e funcionamento desejado sem gastar com desenvolvimento e sem necessitar de amparo técnico.

Em termos técnicos, seu desenvolvimento se dará como um plugin para Wordpress, a ser vendido como SaaS (Software as a Service), incluindo em uma mensalidade a hospedagem do Website, instalação e manutenção do sistema e auxilio no cadastramento e obtenção da ISSN da revista. Este procedimento visa simplificar a criação de uma revista para o editor interessado, evitando este se preocupe com a contratação de uma hospedagem, domínio e demais aspectos técnicos da criação do website.

A presente análise de caso utilizará o método hipotético dedutivo para testar a hipótese de criação e validade mercadológica da plataforma através dos dados obtidos pelo sistema e pesquisa bibliográfica de casos semelhantes.

Seu desenvolvimento teve início em setembro de 2016, estando atualmente em fase final com testes previstos para junho de 2017.


Acesso livre à esta Conferência inicia em 2019-12-31.