Portal de Conferências da IMED, V Mostra de Trabalhos do V Congresso Internacional de Propriedade Intelectual, Gestão da Inovação e Desenvolvimento - “A

Tamanho da fonte: 
ANTONOW – Uma empresa tradicional onde inovar é essencial.
Dyeison Antonow

Última alteração: 2017-05-03

Resumo


A Antonow é uma indústria sul-brasileira que atua no ramo metalúrgico. Com mais de 40 anos de história, a Antonow é uma empresa familiar atualmente focada na produção de fogões a lenha, churrasqueiras, lareiras e panelas especiais.

 

Antonow oferece ao mercado a beleza de produtos tradicionais com design moderno e com soluções para problemas do dia-a-dia. Para tanto, gestão da propriedade intelectual (PI) é prioridade na empresa. Atualmente o portfolio de PI da Antonow conta com diversos processos de Desenho Industrial concedidos pelo INPI (com prazos válidos em média até 2030); pedidos de Patentes, incluindo Modelo de Utilidade; e registros de marca concedidas. Além disso, devido a natureza técnica da prototipagem e nuances de produção intrínsecas da Antonow, a gestão de contratos de recursos humanos próprios, terceirizados e acesso a informação de engenharia são objetos de controle de direitos de PI, segredos industriais e sigilo afim de proteção de PI e de know-how.

 

A linha de produtos da Antonow é produzida com o cuidado de um artesão mas com a tecnologia de uma grande indústria. Modernos e adaptáveis ao espaço doméstico, os fogões e churrasqueiras podem compor ambientes rústicos ou modernos, sendo funcionais e aconchegantes, enquanto as panelas são vendidas com mexedores elétricos para tornar mais fácil a preparação de receitas tradicionais. O design planejado para os produtos combina elementos contemporâneos mantendo o estilo de produtos artesanais. A precisão dos cortes e dobras possibilitou o desenvolvimento de geometrias complementares e sincronizados com a ordem de montagem na linha de produção.  Os elementos de design foram desenvolvidos de modo a maximizar o uso da energia da biomassa (lenha, no caso de fogões), mantendo aspectos decorativos contemporâneos e exclusivos. Recentemente a empresa foi pioneira e desenvolveu a linha de fogões Antonow Vitrô com chapas vitrocerâmicas, a qual soluciona um problema típico associado a fogões a lenha: a oxidação (ferrugem) da chapa de ferro fundido, tradicionalmente usada para estes produtos. A manutenção das chapa de ferro fundido é uma tarefa periódica que demanda cuidados específicos, sendo evitado o uso de água e substâncias de limpeza potencialmente corrosivas na face superior da chapa. Nesta situação, é recomendada a limpeza e o polimento da chapa utilizando uma lixa fina, esfregando repetidas vezes a lixa sobre a chapa, caracterizando um esforço físico considerável. A introdução do material vitrocerâmico, estendendo o conceito de “cooktop” ao fogo a lenha, possibilitou a limpeza fácil e com detergentes comercialmente já disponíveis no mercado brasileiro.  Além disso, no caso dos fogões vitrocerâmicos, a tecnologia desenvolvida no interior no Estado do Rio Grande do Sul oferece maior desempenho de cozimento e aquecimento de ambientes, maximizando assim o uso de recursos naturais renováveis e agregando diferenciais de sustentabilidade ambiental à linha de produtos da empresa.

 

A Antonow tem Equipe de Inovação própria, com larga experiência no segmento, contando com profissionais capacitados, incluindo um PhD. Essa equipe é dedicada a leitura, prospecção, levantamento de suppliers e parceiros e, especialmente, pela prototipagem/engenharia de novos produtos.  Vários modelos desenvolvidos pela Equipe de Inovação já são hoje produzidos em série e disponíveis no mercado. A exclusividade dos designs e das tecnologias de uso de chapa vitrocerâmico desenvolvidas pela Antonow ofereceram inúmeras oportunidades e exposição da empresa e seus funcionários à internacionalização. Por consequência, noções de competitividade e qualidade necessárias a um mercado global permearam a estrutura da empresa, dando assim oportunidades de qualificação profissional e motivação à equipe envolvida. Além disso, o investimento em inovação resultou no crescimento da empresa que, consequentemente, incentivou mais investimentos em P,D&I no interior do estado do Rio Grande do Sul, impactando positivamente o município de Santo Augusto e a região.


Acesso livre à esta Conferência inicia em 2019-12-31.